Luís Rajos Marcos – Médico Psiquiatra

Há uma tragédia silenciosa que está se desenvolvendo hoje em nossas casas e diz respeito
às nossas joias mais preciosas: nossos filhos. Nossos filhos estão em um estado emocional
devastador! Nos últimos 15 anos, os pesquisadores nos deram estatísticas cada vez mais
alarmantes sobre um aumento agudo e constante da doença mental da infância que agora
está atingindo proporções epidêmicas:

As estatísticas:
  • 1 em cada 5 crianças tem problemas de saúde mental;
  • um aumento de 43% no TDAH foi observado;
  • um aumento de 37% na depressão adolescente foi observado;
  • um aumento de 200% na taxa de suicídio foi observado em crianças de 10 a 14 anos.

O que está acontecendo e o que estamos fazendo de errado? As crianças de hoje estão sendo
estimuladas e superdimensionadas com objetos materiais, mas são privadas dos conceitos
básicos de uma infância saudável, tais como:

  • pais emocionalmente disponíveis;
  • limites claramente definidos;
  • responsabilidades;
  • nutrição equilibrada e sono adequado;
  • movimento em geral, mas especialmente ao ar livre;
  • jogo criativo, interação social, oportunidades de jogo não estruturadas e espaços
    para o tédio.

Em contraste, nos últimos anos as crianças foram preenchidas com:

  • pais digitalmente distraídos;
  • pais indulgentes e permissivos que deixam as crianças “governarem o mundo” e sem
    quem estabeleça as regras;
  • um sentido de direito, de obter tudo sem merecê-lo ou ser responsável por obtê-lo;
  • sono inadequado e nutrição desequilibrada;
  • um estilo de vida sedentário;
    Estimulação sem fim, armas tecnológicas, gratificação instantânea e ausência de momentos
    chatos.
    O que fazer? Se queremos que nossos filhos sejam indivíduos felizes e saudáveis, temos que
    acordar e voltar ao básico. Ainda é possível!
    Muitas famílias veem melhorias imediatas após semanas de implementar as seguintes
    recomendações:
  • Defina limites e lembre-se de que você é o capitão do navio. Seus filhos se
    sentirão mais seguros sabendo que você está no controle do leme.
  • Oferecer às crianças um estilo de vida equilibrado, cheio do que elas PRECISAM, não
    apenas o que QUEREM. Não tenha medo de dizer “não” aos seus filhos se o que eles querem não
    é o que eles precisam.
  • Fornecer alimentos nutritivos e limitar a comida lixo.
  • Passe pelo menos uma hora por dia ao ar livre fazendo atividades como: ciclismo,
    caminhadas, pesca, observação de aves/insetos.
  • Desfrute de um jantar familiar diário sem smartphones ou tecnologia para distraí-lo.
  • Jogue jogos de tabuleiro como uma família ou, se as crianças são muito jovens para
    os jogos de tabuleiro, deixe-se guiar pelos seus interesses e permita que sejam eles que
    mandem no jogo.
  • Envolva seus filhos em trabalhos de casa ou tarefas de acordo com sua idade (dobrar
    a roupa, arrumar brinquedos, dependurar roupas, colocar a mesa, alimentação do cachorroetc.).
  • Implementar uma rotina de sono consistente para garantir que seu filho durma o
    suficiente. Os horários serão ainda mais importantes para crianças em idade escolar.
  • Ensinar responsabilidade e independência. Não os proteja excessivamente contra
    qualquer frustração ou erro. Errar os ajudará a desenvolver a resiliência e a aprender a
    superar os desafios da vida.
  • Não carregue a mochila dos seus filhos, não lhes leve a tarefa que esqueceram, não
    descasque as bananas ou descasque as laranjas se puderem fazê-lo por conta própria (4-5
    anos). Em vez de dar-lhes o peixe, ensine-os a pescar.
  • Ensine-os a esperar e atrasar a gratificação.
  • Fornecer oportunidades para o “tédio”, uma vez que o tédio é o momento em que a
    criatividade desperta. Não se sinta responsável por sempre manter as crianças entretidas.
  • Não use a tecnologia como uma cura para o tédio ou ofereça-a no primeiro segundo de
    inatividade.
  • Evite usar tecnologia durante as refeições, em carros, restaurantes, shopping
    centers. Use esses momentos como oportunidades para socializar e treinar cérebros para
    saber como funcionar quando no modo “tédio”.
  • Ajude-os a criar uma “garrafa de tédio” com ideias de atividade para quando estão
    entediadas.
  • Estar emocionalmente disponível para se conectar com crianças e ensinar-lhes
    autorregulação e habilidades sociais.
  • Desligue os telefones à noite quando as crianças têm que ir para a cama para evitar
    a distração digital.
  • Torne-se um regulador ou treinador emocional de seus filhos. Ensine-os a reconhecer
    e gerenciar suas próprias frustrações e raiva.
  • Ensine-os a dizer “olá”, a se revezar, a compartilhar sem se esgotar de nada, a
    agradecer e agradecer, reconhecer o erro e pedir desculpas (não forçar), ser um modelo de
    todos esses valores.
  • Conecte-se emocionalmente – sorria, abrace, beije, faça cócegas, leia, dance, pule,
    brinque ou rasteje com elas.
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Fonte: http://www.criativafmcapitolio.com.br/noticias/acontece/ha-uma-tragedia-silenciosa-em-nossas-casas/